Boas vindas! Repensar o presente para construir o futuro.
POLÍTICAFILOSOFIAPENSAMENTO CRÍTICO
William de Paula


Hoje é o dia em que inauguro o site e este espaço, que foi pensado como uma alternativa de comunicação direta com vocês amigos que fortalecem meu trabalho e que constroem essa caminhada de luta.
Agora a primeira questão: a comunicação monopolizada pelos grandes meios de comunicação, que só são grandes justamente pelo fato de que possuem muita grana, não te incomoda?!
Todas essas emissoras de TV, rádio, todas as redes sociais e todos os grandes jornais possuem algo em comum, a grande quantidade de dinheiro e por consequência uma gigantesca influência.
Me lembro quando era criança meus pais escutando uma música do Titãs que dizia “É que a televisão me deixou burro, muito burro demais”
O que vejo hoje é que esse processo se ampliou, hoje vejo uma quantidade infinita de ferramentas que seguem e até aprofundam o processo similar ao da TV, o processo de uma alienação massiva.
As redes sociais hoje possuem um papel semelhante mas considero que elas causam algo mais crítico ainda porque esse processo de alienação é alimentado por um algoritmo onde a checagem de fatos ou as regras de bem estar social do mundo real não importam desde que a pessoa passe mais tempo nas telas e receba cada vez mais anúncios para encher os bolsos das big techs.
Além disso, ainda deixam a falsa sensação de socialização, pois essa é uma socialização que raramente extrapola os meios digitais e nos fecha em nossos mundos individuais, muito motivados também pela falta de tempo livre que é causada pelas escalas de trabalho cada vez mais extensas e exaustivas.
Quando foi a última vez que a gente se encontrou com aquela nossa amizade antiga?!
Nessa mesma linha de pensamento, essa semana eu estava vendo algumas fotos da minha infância procurando algum material pra fazer arte e reparei no seguinte: os momentos coletivos entre familiares, amigos e desconhecidos do bairro eram muito mais frequentes e sempre com muito mais pessoas do que nos eventos de hoje.
Hoje em dia, juntar 15 pessoas numa oficina de arte gratuita, um conversatório sobre política ou uma festa de aniversário necessita de um esforço que merece meses de planejamento e alinhamento de datas.
Estes são problemas do nosso tempo resultantes do avanço do capitalismo, a redução de folgas e direitos trabalhistas, a propaganda massiva e sensacionalista que é feita em cima da violência diária que nos fecha em nossos muros e grades dentro de nossas próprias casas nos afasta uns dos outros e isso só agrava o problema.
Precisamos resgatar nossos espaços coletivos, nossos momentos de interação e socialização, esse talvez seja o caminho para quebrarmos essa barreira da comunicação onde nossos familiares veem mais a cara de políticos, coachs e pastores charlatões do que a nossa. Precisamos estreitar as relações coletivas, por mais que seja difícil, precisamos resgatar o nosso senso de seres sociais e enterrar o senso de seres individuais.
Pensei neste espaço para ser um local de comunicação direta entre nós sem intermédio!
Conto com você na criação e enriquecimento deste espaço.
Mande ideias, comentários, perguntas e sugestões para construirmos um espaço de relevância coletiva.
Nos vemos nas ruas !🏴
Tchau!
Mauá, dia 2 de Setembro de 2025, dia de julgamento do verme.
willie77 © 2025 / Todos os direitos reservados